quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Longe é um lugar que não existe... (Considerações sobre a minha nova vida).


Sempre me imaginei perto da minha família até a velhice
Sendo que por vezes, esquecia-me de essa era a minha vontade e não necessariamente a vontade de todos à minha volta...
Sempre gostei de estar perto das pessoas que gosto, mesmo que essas nem saibam o quanto são adoradas.
Acontece que há um dia na vida de cada pessoa, em que se deve tomar a decisão de partir ou simplesmente amargar a angústia de ter que ficar... Pois eu tive que partir... E aqui estou! “Cidade grande” pra onde nunca imaginei vir um dia, pelo menos não pra ficar. Onde tudo me soava grande demais, perigoso demais, difícil demais, distante demais...
Só que nessa vida, nada nunca é como parece ser e aos poucos vou, na medida do possível, me adaptando à nova vida, conforme seu incansável curso, tentando sempre buscar a melhor maneira de adaptar-me, tentando apegar-me a qualquer coisa que torne esse processo mais fácil; e foi assim que minha atenção foi chamada pra uma frase adesivada num jipe todo cheio de bandeiras de muitos países, muitas que eu nem sei identificar à quais países pertencem, sempre vejo esse mesmo carro em lugares diferentes da cidade, como se ele percorresse sempre o mesmo caminho que eu. Bem, a frase diz o seguinte:
“Longe, é um lugar que não existe”.
Bonito não? No mínimo, sugestivo...
Fez-me pensar bastante em quanta importância damos a palavra “longe”... Distante, inatingível, inalcançável, inviável, quando na realidade, se pararmos um pouco pra pensar, descobriremos que tudo isso não passa de uma questão de ponto de vista, de dar o primeiro passo...
Tudo depende inteiramente do que está dentro de cada um... Uma pessoa pode achar que um determinado lugar está muito longe, até sentir a necessidade ou a vontade de estar nesse lugar, talvez por algo importante, um bom motivo, um bom negócio, uma pessoa... A partir do momento que se cogita ir á esse lugar, automaticamente a distância já deixa de ser um absurdo.
O longe deixa de existir, quando se tem um objetivo, pois a cada passo que se dá, cada milímetro que se avança, é um espaço a menos a ser percorrido até o ponto de chegada e com esse pensamento, hoje consigo sentir as pessoas que amo mais perto de mim ou “menos longe”. Como se cada pessoa querida estivesse mais próximo de mim do que antes, estejam eles em Pernambuco, São Paulo, Paraná, Piauí, ou Alemanha é como se estivessem aqui, comigo, o mais perto possível, nos meus pensamentos e lembranças.
E visita-los não seria um grande problema, se assim eu sentir necessidade... Por que não ir??
Tenho milhões de motivos que reduzem a distância ao menor de todos os problemas, afinal...
LONGE, É UM LUGAR QUE NÃO EXISTE!!!

                                                                                     Adriane Freire