terça-feira, 7 de junho de 2011

Pernambuco precisa de Dominguinhos


Por Antonio Moraes

Um dos maiores nomes do forró brasileiro, o ritmo mais característico do São João no Nordeste, o cantor, compositor e instrumentista pernambucano José Domingos de Morais, o Dominguinhos, ficará de fora da programação junina no seu estado natal. Um dos grandes símbolos da música regional só se apresentará no São João deste ano em Arcoverde, no sertão pernambucano.

Vale lembrar que este ano o cantor completa 70 anos de vida e 50 de carreira musical. Por estas comemorações, Dominguinhos recebeu homenagens da Rede Globo de Televisão, do Governo de São Paulo e da Capital Federal.

Dominguinhos não precisa de Pernambuco para ser reconhecido como um dos mais autênticos representantes de seu gênero musical no cenário contemporâneo brasileiro. Contudo, Pernambuco precisa de Dominguinhos.

Pernambuco precisa também valorizar sua cultura popular que tem em Dominguinhos e outros nomes da música seus representantes, com talento e história. Não sou contra a participação de artistas de outros estados no nosso São João, mas acredito que a grande diversidade de atrações vai acabar prejudicando o que há de mais característico nas festas juninas: a tradição e nossa música. O que será que nomes como Fábio Júnior e Leonardo têm a ver com o São João de Pernambuco?

O forrozeiro será a grande estrela que abrirá o São João de Campina Grande, fará também apresentações nos Estados da Bahia e Sergipe, porém no seu Estado natal apenas uma única apresentação marcará sua presença nos festejos juninos.

Espero também que picuinhas da política partidária não impeçam que Pernambuco deixe de valorizar um de seus artistas mais renomados. Será que a última campanha presidencial, em que Dominguinhos estrelou um clipe de José Serra tem algo a ver com este “esquecimento” na programação do São João promovida pelo Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife e diversas cidades do interior?

Sinceramente, torço que não.

Ainda dá tempo de corrigir esta lacuna e permitir que pernambucanos e turistas tenham mais uma oportunidade de ver o herdeiro e um dos maiores representantes da música de Luiz Gonzaga nos palcos de sua terra, no ano em que completa setenta anos de vida. Sem dúvida seria uma demonstração de respeito a nossa música e nossa cultura.

PS: Antonio Moraes é líder da oposição na Assembleia Legislativa

Fonte: Blog do Jamildo e Blog Manunatureza